Dia Mundial da Água CES -UFCG

Propostas de Trabalhos | Painéis Completos | Mostra de Inic. Científica Júnior

A Comissão Organizadora da IV Semana da Água do Centro de Educação e Saúde tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica e escolar da Educação Básica a apresentar propostas de trabalhos e trabalhos concluídos para seu 4º Encontro Regional, que terá lugar no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, nos dias 21 e 22 de março de 2016. O Encontro procurará refletir sobre a relação entre a oferta de água em quantidade e qualidade, geração de empregos e segurança dos trabalhadores. Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Em 2003, o Brasil instituiu seu
Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março. Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano. Com o tema: ÁGUA E EMPREGOS: INVERSTIR EM ÁGUA É INVESTIR EM EMPREGOS para 2016, a ONU propõe um debate sobre o impacto que a oferta de água possui sobre a economia. Sabe-se que a água é o elo que liga todos os aspectos do desenvolvimento humano. A segurança hídrica é, portanto, vital para todos os setores sociais e econômicos, bem como base dos recursos naturais de que o mundo depende. Mas o crescimento demográfico, o desenvolvimento econômico e a má gestão da água estão colocando nossos recursos hídricos em um risco sem precedentes. Simplesmente não podemos continuar a desperdiçar água como fizemos no passado. É preciso mudar a forma de gerir esses recursos. Os cientistas e os responsáveis pelas decisões têm uma responsabilidade conjunta de trabalhar em prol do desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para os problemas hídricos existentes e emergentes, assim como a comunidade em geral, escolas, associações de bairro, igrejas, etc., tem o compromisso de agir com responsabilidade na gestão desse recurso natural em sua casa, bairro ou local de trabalho. Sabe-se que apenas a oferta de água, sem preocupação com sua qualidade não é suficiente para garantir a cadeia produtiva. Lembremos do caso mais recente de desastre ambiental ocorrido em nosso país onde uma represa de rejeitos de minérios rompeu-se no estado de Minas Gerais causando, em alguns casos, a extinção de vários postos de trabalho ligados à agricultura e ao turismo. A poluição de lençóis freáticos, bacias hidrográficas, entre outras fontes de água, é um desafio à população em geral, pois a contaminação dos mesmos prejudica a saúde do trabalhador e compromete a qualidade de produtos oferecidos à população impactando dessa forma a economia. Devemos, portanto, discutir ações privadas e políticas públicas sobre, captação, gestão e entrega segura da água inserindo-a na nova economia verde do mundo.

A IV SEMANA DA ÁGUA, promovida pelo Centro de Educação e Saúde da UFCG, consistirá de mesa redonda, palestras, mini-cursos, painéis, e mostra de iniciação científica júnior. As propostas de trabalhos serão aceitas para compor os painéis. No dia 22 de março de 2016 ocorrerá a apresentação dos trabalhos inscritos para as modalidades de Painel. O período para a submissão de trabalhos para IV SEMANA DA ÁGUA será até o dia 18 de março de 2016. O processo de inscrição e submissão de propostas de trabalho para Painéis e Mostra de Iniciação Científica será feito integralmente on-line, através do envio de resumo (ver template do resumo no blog do evento: http://cesdiamundialdaagua.blogspot.com.br) para o email semanadaaguacesufcg@gmail.com. O apresentador deve realizar inscrição através do formulário disponibilizado no blog do evento. Os trabalhos com melhor avaliação poderão ser publicados na revista Educação, Ciência e Saúde do CES – UFCG. Os trabalhos de Iniciação Científica júnior poderão ser apresentados em formato de pôster ou exposição, por alunos e professores da Educação Básica. A lista de trabalhos aceitos será disponibilizada no blog do evento.